3 de fevereiro de 2010

AS COINCIDÊNCIAS IMPROVÁVEIS

Casa-Museu Teixeira Lopes, em Gaia

O meu último livro intitula-se Teófilo Braga. Ramalho Ortigão. Antero de Quental. Diálogos Difíceis. Para lhe clarificar a intenção, escrevi na “Explicação Prévia”, à maneira de prólogo, as seguintes palavras: « Este núcleo inicial de investigação permitiu-nos discernir certas singularidades das ideações e dos percursos filosóficos de Teófilo Braga, Antero de Quental e Ramalho Ortigão, e bem assim o significado profundo das controvérsias e das clivagens que os separaram, transformando em ‘diálogos difíceis’ os circunstanciais momentos de contacto. (…) O nosso desejo pertinaz foi o de fazer cruzar três olhares distintos sobre algumas das realidades da época (…). O olhar duro e militante de Teófilo Braga cruza-se com o olhar pragmático e elitista de Ramalho Ortigão e com o olhar, ora diaporético, ora angustiado, de Antero de Quental (sublinhado nosso) ».

Visitei, no passado dia 30 de Janeiro, a espantosa Casa Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, e tive o privilégio de ser guiado nessa peregrinação artística pela mão e pela voz do seu admirável Director, Dr. Delfim Sousa. No início desse trânsito por salas de magia e por corredores sombreados de romantismo, o Dr. Delfim disse-me: “ Vou alterar o percurso-padrão da visita, por razões que já irá perceber”. Fomos então para um sector do museu escolhido pelo seu Director e subitamente aconteceu para mim o insólito, a improvável coincidência. Ele começou a ler aquele meu texto, ao mesmo tempo que apontava para três trabalhos de Teixeira Lopes, desde sempre colocados naquele lugar (as esculturas pesam toneladas). Frente a frente encontravam-se os bustos de Teófilo Braga e Ramalho Ortigão, parecendo fitar-se mutuamente com algum desdém; ao lado da peça dedicada a Ramalho, podia ver-se um notável trabalho do grande Mestre escultor, em memória de Antero de Quental, monumento esculpido de forma agreste, contorcida, como se o artista tivesse desejado esquadrinhar a alma sofredora e convulsa desse açoriano-Maior, desse desalentado sondador de Infinitos.

O que eu quisera dizer estava ali, perfeito e concluso, não com palavras mancas, trôpegas, mas com formas de insuperável força e imaculada Beleza. Confesso que fiquei gelado. Estaria um ignoto desígnio a comprovar essa flagrante distância que medeia entre a palavra e a imagem? Seria que, nos lençóis de uma noite agitada, o Espírito Absoluto de Hegel me teria arrebatado para uma sala daquele museu, onde se guardavam mensagens coaguladas em pedra, a fim de que eu as pudesse tentar transmitir em discurso lógico? Seria que uma disfarçada Pitonisa me procurava impelir para o silêncio dos que sabem que entre a Arte ( a de Teixeira Lopes ) e o meu pobre artesanato verbal vai o abismo que separa a Verdade do Simulacro? Passei então a acreditar nos que dizem que a realidade supera sempre a ficção.

Sem comentários: