14 de janeiro de 2008

PROTÁGORAS E CHE



Foi no século V a.c. que Protágoras de Abdera lançou ao mundo a perspectiva do seu relativismo antropológico: “O Homem é a medida de todas as coisas; das que são, enquanto existem, e das que não são, enquanto não existem”. Este enunciado, um pouco nebuloso à primeira vista, pretende apenas salientar que só há validação de realidade com referência aos que a vivem. Imaginemos um Cosmos totalmente desabitado, radicalmente entregue a si próprio, à sua radical e insuperável materialidade. Imaginemos um silêncio de sepulcro, a transmitir-se de galáxia em galáxia, afundando-se, como chumbo, no vórtice absorto da Infinidade. Imaginemos um mundo-coisa, sem consciência, sem alteridade, sem outra justificação que não fosse a da omnipresença face a si mesmo. Faltando-lhe o Homem, faltava-lhe tudo o que lhe poderia conferir significado. Ora, por maior que seja o significante, este fica aprisionado à sua raiz sem uma entidade de referência. O Homem é a referência do mundo significativo, do mesmo modo que este é a possibilidade daquele.
Houve um dia uma ilha, nas lânguidas Caraíbas, onde alguns guerrilheiros, descidos da Sierra Maestra, fizeram uma revolução. Vieram todos para La Habana, de charuto nos queixos e esperanças na alma. Um deles ganhou a palma dos favores das massas: chamaram-lhe o Che. Mas com ele arribaram também a uma capital de opereta Camilo e Castro. Este último foi El Comandante de tal empreitada. Certo dia, numa ocasião em que El Comandante arengava às massas, na presença avalizadora ( ou avaliadora?) de Jean-Paul Sartre e de Simone de Beauvoir, um fotógrafo ladino, Alberto Korda, fotografou o Che sem que o próprio disso se tivesse apercebido. Apanhou-o melancólico, aparentemente concentrado, com uns restos do cabelo ondeante a surdir por debaixo do boné revolucionário, onde marcava lugar a lendária estrela dos continentes a conquistar. Na altura, poucos teriam reparado na beleza datada daquele efebo fardado. Os jornais do dia seguinte nem sequer escolheram aquela imagem para ilustrarem o loquaz comício; preferiram Castro, com uma granada na mão e cenho colérico, sanguinário, a prometer ao populacho a liquidação do vizinho inimigo imperialista. Passados uns anos -- já o Che houvera sido assassinado,na Bolívia, por um tarimbeiro militar de meia-cana, semi-analfabeto e boçalóide -- o mundo reparou que alguém morrera por ideias. Foi o deslumbramento. Deixar-se alguém matar, não por redondezas de economia, ou por venalidades de sexo, ou por regalos de tripa, mas por fidelidade a um credo? Podia lá ser! Podia lá ser!! E esse mesmo mundo, coçando o piolho da má-consciência hedonista, fez do Che um ícone. Mas um ícone de quê? Da Revolução? Do Ideal? Da Justiça? Dos Pobres? Qual quê! Estamparam-lhe a fronha em t-shirts, em cuecas de senhora, em cinzeiros, em copos de uísque, em anúncios de compota, em tacos de basebol, em luvas de boxe, em chapéus de palha e em mil truanescas e delirantes mercadorias de consumo.
Hoje, talvez naquela mesma desoladora e desolada Praça da Revolução, em La Habana, (talvez…) possa fazer-se ouvir, uma e outra vez, a voz profética de Protágoras de Abdera, decretando ser o Homem a medida de todas as coisas. Ficaria assim provado que os desígnios dos homens são, tal como os dos deuses, verdadeiramente imperscrutáveis.

1 comentário:

Luís Alves de Fraga disse...

Meu Querido Amigo,
Poderia dizer tanto (que ousadia a minha de invadir desmedidamente este seu espaço) sobre as (ou a?) temáticas que explorou! Opto por me fixar num só aspecto: a absorção que o mercado fez da figura de Che.
Não é inocentemente que os fazedores de dinheiro – melhor dito, de lucros – usaram a fotografia de Che. Ao venderem ao desbarato uma imagem, divulgando-a, banalizando-a retiraram-lhe o sentido que o meu Amigo desvendou, isto é, o de um Homem morrer por uma ideia. Quando toda a gente tem Che na T-shirt, Guevara deixa de ser o defensor de um ideal para passar a ser o adorno que fica bem numa determinada idade de jovens e menos jovens.
O mercado – a economia de mercado – tem essa imensa perversidade: roubar o ideal às coisas, ficando estas despidas de significado.
Quando o patriarca dos Judeus mandou destruir o bezerro de ouro não foi por ser de ouro ou bezerro, mas por ser coisa; importava que a ideia ficasse e a ideia prevalecesse não representável.
A melhor forma de travar a ideia, o ideal, a mensagem de Che era dar uma imagem a Che. Uma imagem que fosse vendável, passível de ser exibida, de valer por ela própria. E os vendilhões venderam a imagem a quem julgava (julgaria?) que comprava a ideia.

E quanto mais o mercado vende mais longe dos ideais nós vamos ficando e hoje, onde impera a lei da oferta e da procura, menos o Homem acredita nas ideias, nos ideais, nas mensagens de redenção de si mesmo, porque já não tem espaço para reter, restando-lhe a vontade de comprar.