20 de outubro de 2008

ORAÇÃO DOS EXCLUÍDOS


A Humanidade culta apaixonou-se pela morfologia humana desde os remotos tempos da Grécia clássica. Os maiores escultores, como Policleto ou Fídias, apresentaram o corpo humano como se as suas proporções e configuração fossem em si mesmas a própria comprovação da superioridade estética. Esta manifestação de narcisismo prolongou-se e adensou-se no interior do idealismo cristão, que assegurava que a imagem da espécie humana era um símile daquela que a própria Divindade havia ostentado, ao fazer-se carne e Verbo, para nos salvar. “Fomos criados à imagem Dele, à semelhança Dele. Somos, por isso, as mais perfeitas e superiores criaturas, desde sempre e para sempre”.

É aqui que o meu racionalismo engasga. A Natureza, criada ou não por Deus, é uma sinfonia incomparável de formas e cores, parecendo ter sido concebida ou simplesmente articulada para nos deslumbrar. Não estivesse eu tão agarrado à minha casca corpórea e gostaria de possuir as maravilhas cromáticas da cauda do pavão; e bem assim a resistência incomparável da morfologia da formiga, que leva para a sua lura um mantimento várias vezes superior ao próprio peso ; ou então a graça de movimentos das garças, a rapidez de reacção dos tigres, a incomparável elegância das águias, vogando no azul dos céus.

Se eu fosse pavão, ou formiga, ou garça, ou tigre, ou águia – e se tivesse o privilégio de orar ao Deus que me criou (fosse Ele qual fosse) – a minha prece seria talvez assim: - “Obrigado, meu Deus, por me teres criado perfeito. Exactamente à tua imagem e semelhança!”

2 comentários:

Anónimo disse...

AINDA SEM TÍTULO


Ser um pavão de cauda colorida
e porte majestático, vistoso,
não é a aspiração da minha vida
porque é um ser estúpido e vaidoso.

Também não constitui meu ideal
ser um felino, um tigre sorrateiro
que ataca qualquer tipo de animal
de um modo assolapado e traiçoeiro.

Mão me seduz ser águia dominante,
falcão, milhafre ou ave semelhante
que de inocentes pombas se alimenta.

De criatura humana haver nascido
à divindade estou reconhecido
por tudo o que ser homem representa!

João de Cstro Nunes

Anónimo disse...

"HOMENS, PORQUE É QUE NOS CRIASTES?"

Antero de Quental

Será um tigre acaso mais perfeito
ou qualquer outro idêntico animal,
um jaguar, uma onça desleal,
que o ser humano sob algum conceito?

Creio que não, no meu entendimento,
incluindo as águias, os pavões reais
e toda a casta de outros animais
notáveis pelo seu deslumbramento.

Com seu talento para imaginar,
somente o homem foi capaz de dar
à própria divindade que o criou

os traços fisionómicos do rosto
idênticos aos seus, conforme eu sou,
seja o retrato autêntico ou suposto!

João de Castro Nunes