16 de maio de 2009

HISTÓRIA DE ÍNDIOS


Conta-se que um dia, numa tribo de peles-vermelhas, o velho chefe índio, vendo-se agonizante, chamou os seus cinco filhos varões, dizendo-lhes: - “Meus filhos, vou morrer. Cumpre-vos agora a vós cuidar dos destinos desta respeitável e antiquíssima comunidade de 1500 almas. Sei bem que tu, PSkvai, és um mariola, calculista e hipócrita. Pintas-te de rosa mas tens a alma ictérica. Guarda-te de colocar os sinais de fumo ao serviço de mensagens enganadoras, como até agora tens feito. Quanto a ti, PCkfoi, sempre revelaste uma tendência não reprimida para a auto-suficiência e para uma exemplaridade postiça, que está longe de corresponder à tua alma. Por isso, deixa de te considerar possuidor de toda a verdade e sê mais tolerante. Vem agora junto a mim, tu, CDSktem, e considera que a demagogia é sempre desmascarada, pois os índios são vermelhos mas não são parvos. Não simules amizade pelos pobres quando toda a tua intenção é cobrir de peles de bisonte os mais poderosos guerreiros desta tribo. E agora falarei para ti, meu filho BEkleva, para te dizer que esse teu jeito de descobrir causas minoritárias, como a do bem-estar das formigas larilas e a da conjugalidade dos ursos invertidos, casa mal com o teu nome e com aquilo que desejas para o teu futuro. Aproxima-te de mim também tu, meu filho PSDktraz, e decide por uma vez o que és, que fidelidades tens, o que representas e o que queres e não queres para o nosso povo. E, já agora, vê se escolhes quem possa tomar conta de ti, sem ser por empreitada temporária.

Depois desta arenga, o velho chefe expirou. Foi então que PSkvai, PCkfoi, CDSktem BEkleva e PSDktraz se reuniram em conclave para resolver como deveria ser gerida a tribo. Após longa discussão, foi decidido que os 1500 peles-vermelhas seriam chamados periodicamente ao terreiro central do acampamento para colocarem dentro de um bornal, colocado junto ao totem, uns papelinhos onde cada um escreveria o nome de um dos cinco filhos do finado, passando o mais escolhido a governar por períodos contados.

Foram feitas cinco consultas à tribo, nos vinte anos seguintes. Mas ao longo de todo esse tempo, PSkvai manteve um comportamento que o singularizava, mais do que nunca, como mariola, calculista e hipócrita, revelando a palidez do seu rosto que o vermelho da pele ia enfraquecendo progressivamente, por perda da identidade que tivera nos recuados tempos do saudoso chefe; por seu turno, o PCkfoi, confessando-se a favor “das mais amplas liberdades”, passou a distribuir socos e bofetadas a todos os seus oponentes, no decurso de manifestações de jovens índios em estado de apoplexia concentracionária, no fim das quais todo o mundo dizia que não vira nada e que “pedir desculpa, nem pensar” ; não foi muito outra a acção do CDSktem, o qual, para fingir solidariedade social, passou a esconder as manadas de cavalos puro-sangue, de arreatas presas nas traseiras da tenda, fazendo-se transportar, sobretudo nos calendários próximos das auscultações, em pilecas miseráveis, lazarentas, malcheirosas e a caírem de velhas e de podres; quanto ao BEkleva, continuou a pretender embasbacar a tribo com novas questões bizantinas, que nem ao diabo lembravam, como a dos direitos das térmitas a uma sexualidade desinibida e a da revelação completa da nudez das minhocas desde a alvorada ao sol-posto, tudo em nome de uma coisa que chamavam socialismo e que era esmiuçado em festins asiáticos, onde corria o vodka, felizmente sem laranja (este só é servido na Câmara Municipal de Coimbra), mas com um chulé intelectualóide indesmentível; o PSDktraz também não escapava a tão mofina sorte, dizendo hoje o que amanhã desdizia, arrastando-se em bailado patético e andando sempre a perguntar-se: “Será que sou liberal? serei, talvez, demo-liberal? ou antes, quiçá, democrata com tintas de social? ou até, eventualmente, social com pingos de democrata? Ora, ora, o que eu quero mesmo é que me não chateiem e me deixem arear os tachos”.

A tribo, reunida junto ao totem, foi votando, votando, e rosnando a sua insatisfação por tais e tão ordinários sevandijas. Na primeira eleição participaram 1482 peles-vermelhas; na segunda, 1050; na terceira, 480; na quarta, 35; e na quinta, 6 (os cinco filhos do velho chefe e o feiticeiro da tribo, que tinha sido ameaçado por eles de perder o lugar se não votasse). Contados os votos, verificou-se que havia um voto nulo, devido a um palavrão nele escarrapachado, e que cada filho (do defunto, bem entendido) angariara um voto. Todos se proclamaram vencedores, com uma nutrida e inteligente percentagem de votos.

Consta que a tribo acabou por pedir asilo político aos Mohicanos. Ficaram no acampamento os cinco filhos (do defunto, bem entendido) e o feiticeiro da tribo, que um dia apareceu enforcado no totem, com um papel por baixo, dizendo: “prostituta que os gerou”. Os filhos (do defunto, bem entendido) não perceberam a profundidade da mensagem. Eu também não …

Sem comentários: