30 de novembro de 2012

ARITMÉTICA MINISTERIAL

Coelho chamou o seu mais próximo colaborador e interpelou-o assim : - Que horas são, por aproximação? O interpelado respondeu : - São dez horas da manhã , exactas, Senhor Primeiro-Ministro. Réplica : _Tudo bem, mas eu quero que me diga as horas dentro do estilo do mais ou menos. O outro : - Mas porquê isso, Senhor Primeiro Ministro ? O Primeiro : - Porque assim , mesmo que traga o relógio avariado, posso sempre dizer que acertei por cálculo, mais coisa, menos coisa. – Mas, Senhor Primeiro Ministro, eu dei-lhe as horas exactas. O Ministro: - Homem, veja se aprende comigo, a exactidão é impolítica, percebe ? E, olhe, daqui para diante quero que me trate só por Senhor- Segundo Ministro. Eu depois ajusto por defeito, percebe? – Percebo, Senhor-Segundo Ministro; mas o Segundo-Ministro não é Segundo por excesso ? O Senhor quer que eu diga mesmo que é por defeito ? E o do Eduardo VII não ficará incomodado ? – Não, nada. Você nunca mais aprende ! A gente desdramatiza o caso do Eduardo VI. – É VII, Senhor Segundo-Ministro. – Irra, está demitido ! ( E como escreveria o saudoso Millôr Fernandes, o pano corre … corre … corre … … … até meio …)

Sem comentários: